Já a algum tempo, tenho acompanhado (ainda que timidamente) o trabalho da Profª Marilene com as turmas da oitava série, sobre o Júri Simulado. A iniciativa, além de ser um importante requisito para a interação social interclasses, também acaba proporcionando uma grande motivação para o próprio desenvolvimento do conteúdo estudado. Nos dias 08 e 11 de Abril, aconteceu o Júri Simulado na Escola Municipal Padre Goulart.
Este trabalho é sobre o nazismo de Adolf Hitler, no qual a professora seleciona os alunos que serão de acusação ou de defesa, os advogados, os jurados, o juiz e o réu. Assim feito a seleção, eles partem para o estudo, criar um personagem na qual será apresentado no júri, tarefa não é fácil, mas com muita determinação todos desenvolve seu trabalho.
Assim a atividade realizada com o júri alcança todos os seus objetivos, uma vez que despertou não só nos alunos, mas também nos que assistiam ao júri na platéia, o gosto pela área jurídica. Bem sucedida também foi a tentativa de motivar os alunos a pesquisar para embasar suas teses, a superar o desafio de falar em público, a trabalhar em equipe em torno de um alvo em comum.
Como tenho acompanhando o trabalho do júri simulado a algum tempo, considero o inicio da preparação profissional, pois, todos sentiram a pressão de que tudo teria que dar certo, e como os professores achariam da apresentação.
Julio Fernandes